Quando as organizações optam pela implantação de um sistema de gestão da qualidade, levadas por uma exigência de mercado ou pela constatação dos benefícios que serão alcançados, por vezes os objetivos não são demonstrados de forma clara e objetiva para os empregados e, é comum ser encaradas como um empecilho, uma ferramenta para apontar os erros dos trabalhadores, um trabalho moroso, extremamente burocrático e constrangedor.
Rapidamente todos terão o sentimento de que se trata de algo imposto pela direção da empresa, que em nada beneficia os empregados, que atrapalha o funcionamento e a atividade da empresa. Isto acontece quando os colaboradores não receberam as informações de forma clara e objetiva demonstrando a verdadeira importância do sistema de gestão da qualidade para o desenvolvimento e crescimento da Organização.
José Miguel Marques em seu livro “Gestão da Qualidade: Modelos Técnicas (2005, p.26) escreve; “até há pouco uma empresa que certificasse o seu sistema da qualidade garantia uma diferenciação positiva; hoje, uma organização que não se certifique assume, sim, uma diferenciação negativa”.
Isto é cada vez mais evidente nos dias de hoje. A participação em concursos públicos para a execução de projetos, em licitações para aquisição de produtos e serviços se torna comum a exigência para participação do interessado, a apresentação do Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade.
Um dos principais objetivos de um sistema de gestão da qualidade é a satisfação do cliente. Ao implementar um sistema de gestão da qualidade, a empresa demonstra seu compromisso com a excelência e com a entrega de produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas dos clientes. Essa preocupação com a qualidade gera confiança e fidelidade, contribuindo para o crescimento e a sustentabilidade da empresa no longo prazo.
Pense certificação como uma ferramenta para um crescimento solido e constante!
Claudio Torelli