A certificação voluntária, como o próprio nome sugere, não é exigida por lei ou por regulamentação obrigatória. Dessa forma, a decisão de buscar essa certificação é uma iniciativa voluntária por parte de fabricantes, importadores ou distribuidores.
É uma escolha estratégica para empresas que tem o compromisso com a excelência, e desejam que o consumidor tenha a certeza dessa fidelidade com a qualidade, segurança e conformidade de seus produtos.
Optar por esse diferencial oferece uma série de benefícios estratégicos. Certamente ela destaca seus produtos no mercado, gerando confiança e atraindo consumidores que valorizam a excelência. Além disso, essa certificação pode ser um pré-requisito para participar de licitações, firmar contratos comerciais ou acessar mercados que exigem altos padrões de qualidade.
Ela é uma ferramenta poderosa para garantir que os seus produtos atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança. Entre os principais benefícios, podemos destacar:
1.
Credibilidade junto ao Consumidor: Em um mercado cada vez mais exigente, os consumidores priorizam produtos que garantam segurança e qualidade. A certificação voluntária é uma prova de que o produto passou por rigorosos testes e avaliações realizados por laboratórios competentes, proporcionando maior tranquilidade e confiabilidade para o cliente.
2.
Ampliando Fronteiras Comerciais: É um diferencial decisivo para empresas que buscam expandir suas operações. Em diversos mercados, e agora, acontecendo também no Brasil, exibir nos produtos o selo de certificação demonstra um compromisso ainda maior com a qualidade e a conformidade. Consumidores de vários países e regiões reconhecem e valorizam a certificação como um selo de excelência; “preferem produtos certificados”.
3.
Competitividade e Reputação: Nos dias atuais onde a comunicação é instantânea, reforçar a imagem da sua marca traz novos clientes, mantem os existentes e fortalece sua reputação.
Afinal, ser diferente da concorrência é o que faz toda a diferença.
Claudio Torelli