A segurança dos pedestres nas ruas é uma preocupação antiga.
Na cidade romana de Pompeia, destruída pelas explosões do Vesúvio em 79 dC, arqueólogos em escavações realizadas no século XVIII, descobriram um sistema de organização urbana excepcional para a época.
Foram encontradas ruas pavimentadas, sistemas de escoamento de águas e, entre esses elementos, uma espécie de faixa de pedestres. Pedras colocadas transversalmente de um lado ao outro da rua indicavam o local de passagem segura para os pedestres, um cuidado que revela uma preocupação já existente com a segurança das pessoas em ambientes urbanos.
Século depois, em 1868, foi instalada em Londres a primeira faixa de pedestres oficial. Localizado próximo ao Parlamento Britânico, na Bridge Street, esse sistema combinava uma faixa com um sinal de trânsito semafórico, que indicava aos pedestres quando era seguro atravessar. O projeto foi inovador e pavimentou o caminho para o desenvolvimento de sistemas de travessia de pedestres mais seguros.
A partir da década de 1950, surgiram as faixas zebradas, com listras brancas, largas e espaçadas. Esse design foi projetado para ser mais visível tanto para motoristas quanto para pedestres, ajudando a reduzir acidentes e garantindo um trânsito mais organizado.
No Brasil, a primeira faixa de pedestres foi instalada em Brasília, em 1º de abril de 1997, na região da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, entre as quadras 307 e 308 Sul. Desde então, a capital do país se destaca por seu respeito à faixa de pedestres, um exemplo importante para o restante do País.
Contudo, a segurança dos pedestres ainda é um grande desafio. Em São Paulo, o primeiro semestre de 2024 registrou um aumento preocupante no número de mortes de pedestres, alcançando o recorde de 700 óbitos por atropelamento, um aumento de quase 20% em comparação com o mesmo período em 2023. As vítimas estão em várias faixas idades, mas a maior concentração está entre 45 e 49 anos.
Para reforçar a segurança, o Código de Trânsito Brasileiro determina que o desrespeito à preferência dos pedestres na faixa é uma infração gravíssima, especialmente em casos envolvendo pedestres prioritários (crianças, idosos, pessoas com deficiência e gestantes). Os motoristas que cometem essa infração estão sujeitos a multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH, além de poderem ter a habilitação suspensa em casos de ameaça ou desrespeito ao pedestre.
Você pode ajudar a melhorar essa estatística respeitando ainda mais o pedestre e a sua faixa.
Claudio Torelli.